Assistência em situações de emergência

Registo do cidadão em viagem no estrangeiro

 Os cidadãos portugueses que viajem para o estrangeiro podem registar-se no portal das Comunidades Portuguesas: www.secomunidades.pt.

 

Para tal, devem preencher um formulário onde registam:

- o nome,

- contacto próprio e contacto em Portugal,

- tempo da viagem,

- itinerário e locais onde fica instalado,

 

Os dados recolhidos são confidenciais e destinam-se única e exclusivamente a serem tratados pela Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas no quadro das suas atribuições em matéria de protecção consular e serão destruídos 15 dias após a conclusão da viagem.

 

O registo pode ser igualmente feito na aplicação desenvolvida para "smartphone", denominada “Registo Viajante”, e disponível nos sistemas operativos “Android" e "IOS”. Esta aplicação destina-se a quem efectua viagens ou deslocações de curta duração ao estrangeiro. O registo nesta aplicação é voluntário, fácil e gratuito. Em caso de emergência (catástrofe natural, atentados, alterações de ordem pública, acidentes), a aplicação permite a localização dos nacionais, desde que nela se encontrem registados e a activem sempre que viajem.

 

Quem se regista na Aplicação:

- Recebe recomendações de segurança no equipamento móvel sempre que a situação no país visitado o justifique.

- Recebe informações sobre condições de segurança nos países que pretende visitar.

- Tem acesso a contactos em caso de crise grave no país em que se encontra.

- Pode ser detectado através da utilização do equipamento móvel.

- Tem acesso a informação sobre os países: Segurança, informações úteis, representações diplomáticas e consulares de Portugal.

- Faz registo da viagem com detalhes de cidades e locais a visitar.

- Tem acesso a informações de última hora.

- Tem respostas a questões frequentes.

- Tem ligação rápida com Gabinete de Emergência Consular em caso de crise.

- Recebe informação actualizada dos países, regiões, cidades ou locais a evitar.

 

Este registo não implica nenhuma obrigação de intervenção por parte do MNE. O registo, que é voluntário, deve ser rigoroso e verdadeiro, pelo que em caso de suspeita de informações falsas a conta do utilizador será encerrada. Em viagem, o utilizador deve considerar a subscrição de um contrato de itinerário junto do seu operador de telecomunicações, bem como de um seguro de viagem.

 

Gabinete de Emergência Consular

É um serviço autónomo a funcionar 24h por dia, com finalidade de facultar apoio consular de emergência a nacionais portugueses residentes ou em trânsito no estrangeiro.

 

As suas funções primordiais são responder e encaminhar situações de emergência, bem como assegurar tratamento da informação, nomeadamente em caso de situações de risco, desastre natural, crise política ou de calamidade.

 

Contactos:

Nº de telefone : (+ 351) 707 202 000

Fax : (+ 351) 213 946 736

gab.emergencia@dgaccp.pt

 

Situações de emergência na jurisdição consular de Marselha

Telefone de emergência:  (+33) (0) 6 18 72 27 90

Atenção: apenas deve telefonar para este número em situações de emergência justificada.